Perfume, poder e sedução

Não consigo não compartilhar a minha felicidade e realização com o resultado da minha monografia “Perfume, poder e sedução: a sinestesia cinematográfica em cena” que me rendeu média 10, desde orientadora até a banca. Esse é o resumo do trabalho:

As inúmeras faces da publicidade são fortalecidas através de linguagens adquiridas, assim ela se relaciona com a linguagem do cinema. A publicidade audiovisual é alimentada do cinema e dota-se de seus poderes. Nos elementos da linguagem do cinema que os audiovisuais publicitários de perfume constroem as bases para concretizar seus conceitos e promessas. Somados, esses elementos geram a metáfora sinestésica que exerce a função de traduzir e fundir as diferentes sensações e percepções humanas, transformando percepções visuais e auditivas em sensações olfativas. Esse estudo compõe-se do levantamento teórico sobre sinestesia e linguagem de cinema e suas influências na publicidade audiovisual de perfumes e análises de audiovisual publicitário de perfume, comparadas com filme e cruzadas com teorias.

Palavras chave: Audiovisual; cinema; perfume; publicidade; sinestesia

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Perfume, power and seduction

I can’t stop being so glad and  I have to share my happiness and fulfillment about my Ba. monograph “Pefume, power and seduction: the cinematographic synesthesia on stage” which gave me a 10 score (the highest one), from supervisor to the evaluators. Here is the abstract:

The many faces of advertising are empowered through acquired languages, in this specific same way advertising relates to film language. The audiovisual advertising is fed by film and gets its powers. Audiovisual advertising builds its foundation in the film language’s elements to make real its concepts and promises. Those elements added generates the synesthesia metaphor which has the function to translate and merge the different human sensations and perceptions, it changes visual and hearing perceptions into olfactory sensations. This study is composed by the theoretical survey about synesthesia, film language, their influences into perfume audiovisual advertising and analysis of perfume audiovisual advertising compared to a film and then crossed with theories.

Keywords: advertising; audiovisual; film; perfume; synesthesia

Sobre Ernesto Antonini

Leonino convicto, publicitário, estudou entretenimento na UCLA, trabalhou no Oscar e morou em Hollywood. É produtor de eventos, de casting, apresentador de TV e colunista social. www.ernestoantonini.com.br
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2 respostas para Perfume, poder e sedução

  1. Sarah disse:

    Olá Ernesto. Eu sou estudante de publicidade e propaganda e estou trabalhando na minha monografia. O meu assunto é “Sensualidade e publicidade. Análise de campanhas de perfumes de luxo”. Teria como você me indicar sites, livros, referências para pesquisa? Abraço

  2. Margarida disse:

    Tal como a sara também sou estudante dor amo e teria imenso gosto em ler a sua monografia. Se pudesse também indicar-me alguma bibliografia com alguma brevidade.. Obrigada

    Margarida.

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