A cor do poder e do LÁ sustenido

Ernesto Antonini

Chapecó, 4 de outubro de 2008

 

A foto escolhida foi produzida em 4 de abril de 2007, na Unochapecó para a disciplina de fotografia publicitária. Foi utilizada para a produção uma iluminação básica, com luz principal, luz de apoio e contra-luz. Não foi utilizada luz de recorte. Foi utilizada gelatina de correção de cor quente (laranja) sobre a luz principal para gerar efeito na cor da água e do copo, foi utilizada também uma gelatina de correção de cor quente como base para que desse destaque ao copo e suas colorações geradas pela alteração de luz.

O efeito gerado pela utilização de gelatina de correção sobre a luz principal foi de uma luz instável e completa de diferentes tons. Buscou-se dar maior expressividade à imagem através da utilização de cores quentes. A gota d’água resultante dessa imagem tem três tons claramente separados, efeito que ficou semelhante à um óleo trifásico. Além da gelatina de correção, para esse efeito, foi utilizada uma gota de café sobre o copo d’água, dessa forma parte dessa gota de café misturou-se  a água do copo e outra parte voltou em forma de splash som diferentes níveis de mistura que também determinaram a influência da gelatina de correção sobre a gota, gerando três cores diferentes na gota sobressalente.

Segundo Modesto Farina (2003) as cores geram influências psicológicas sobre a mente humana, sendo essa influência definida pela interpretação das cores. A construção de associações de cores a sentimentos acontece também por estímulos culturais que são armazenados no subconsciente humano. Segundo Farina, a cor laranja (gelatina de correção de cor quente)  pode ser associada ao fogo, sol, luz, chama, força, prazer e senso de humor. Já a cor marrom (café) pode fazer referência a terra, outono, sensualidade, pensar e vigor. Em termos medicinais, a cor laranja é indicado contra a baixa vitalidade, contra venenos, contra ossos quebrados e é anti-séptico e adstringente. Essa imagem, apesar de ser apenas água e café em um copo transparente pode representar. sexo, inquietação, vigor, poder e o equilíbrio coordenado pela força. 

Para a publicidade, a cor laranja, de forma moderada, “aumenta a atenção, é estimulante, motivador […] aplicado em anúncios de artigos que indicam calor e energia” (FARINA, 2003, p. 200). Já a aplicação de marrom para a publicidade não é recomendada, pois “esconde muito a qualidade e o valor” (ibdem, p. 201). Mas se for bem estudada a aplicação do marrom com outras cores pode ter um resultado satisfatório. 

Sinestesia é o fenômeno que ocorre quando percebemos uma sensação que foi absorvida por estímulos sensoriais diferentes dos que geraram a sensação, enfim, é quando vemos a música ou cheiramos um filme.  Existem fortes associações entre cores e notas musicais que são um grandes pontos de estudo nos processos sinestésicos. Sergio Roclaw Basbaum afirma que as tendência sinestésicas da associação entre cores e sons estão presentes nas nossas vidas desde a Antiguidade. Segundo a tabela de correspondência de cores com notas musicais da ordem Rosa Cruz (apud BASBAUM, 2002, p. 68),a cor laranja faz referência a “Lá# freqüência 452hz”(BASBAUm, 2002, p. 68).

 

A foto analisada:

laranja_1

 

Outras fotos do mesmo ensaio:

laranja_2

 


Referências:

BASBAUM, Sérgio Roclaw. Sinestesia, arte e tecnologia: fundamentos da cromossonia. São

Paulo: Annablume/Fapesp, 2002.

FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. 4a ed. São Paulo: Edgard

Blücher, 2003.

 

 


Sobre Ernesto Antonini

Leonino convicto, publicitário, estudou entretenimento na UCLA, trabalhou no Oscar e morou em Hollywood. É produtor de eventos, de casting, apresentador de TV e colunista social. www.ernestoantonini.com.br
Esse post foi publicado em Portfolio Online e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s