Aliança é a campeã do Carnaval de Joaçaba 2013

Via LIESJHO

Thainara Latenik, Miss Santa Catarina World 2013 e Rainha da Aliança.

Thainara Latenik, Miss Santa Catarina World 2013 e Rainha da Aliança. Foto: Caco da Rosa

A família verde e branco está em festa. Após dois anos, a Aliança voltou a figurar no lugar mais alto, conquistando o título de campeã do Carnaval 2013. Vitória merecida, na opinião de quem acompanhou os Desfiles das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’ Oeste, no sábado (9) e segunda-feira (11), na Avenida XV de Novembro.

 

A agremiação fez uma apresentação perfeita aos olhos dos espectadores. Os pecados capitais, os sete mares dos piratas, as notas musicais, as cores do arco-íris, os anos de azar quando um espelho é quebrado, as vidas dos gatos e o fim da jornada humana foram abordados no enredo “Sou o sete… Meus mistérios não são tão sérios”. O destaque ficou por conta das grandiosas esculturas nas alegorias e tripés. A riqueza de detalhes, aliada ao luxo das fantasias, também marcaram os desfiles da Aliança.

 

Para o presidente Jairo André de Sá Júnior, o título é a recompensa de um ano de muito trabalho, dedicação e organização. “Fizemos um desfile técnico, preparado durante meses. Estamos muito felizes”, resumiu. A Aliança somou 239,1 pontos. A escola de samba perdeu décimos nos quesitos: alegorias e adereços; enredo; harmonia e evolução; e mestre-sala e porta-bandeira.

 

O presidente da Aliança recebeu o troféu de campeã do prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, e do presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’ Oeste (Liesjho), Felipe D’Agostini, sob olhares atentos de centenas de integrantes que acompanhavam a apuração em frente à Prefeitura Municipal. O público vibrava e cantava: “Quem sou eu? Quem sou eu? Eu sou o sete, sou Aliança. Não é segredo aconteceu: uma paixão entre ela e eu”.

 

SEGUNDO E TERCEIRO LUGAR

O segundo lugar ficou com a Vale Samba, que neste ano apresentou um enredo sobre Santa Catarina. Com 237,4 pontos, a agremiação obteve três notas máximas apenas no quesito samba-enredo. Conforme o presidente Marcos Zanardo, a azul e branco respeita o resultado.

 

A Unidos do Herval, que abordou a cura por meio das ervas medicinais, ficou em terceiro lugar, com 237,2 pontos. “Estávamos na expectativa de um resultado melhor”, disse o presidente Sérgio de Giacometti. A escola de samba hervalense perdeu décimos em todos os quesitos avaliados.

 

O segundo e o terceiro lugar foram disputados décimo a décimo entre Vale Samba e Unidos do Herval. As colocações só foram definidas com as notas do último quesito apurado: samba-enredo. A chuva forte escondeu as lágrimas dos integrantes da Unidos, que estavam otimistas diante do belo desfile em 2013.

 

A APURAÇÃO

Captura de tela 2013-02-13 às 10.10.11

A abertura dos envelopes, na tarde desta terça-feira (12), no camarote das autoridades, foi tranqüila. Os trabalhos foram conduzidos pela Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d’ Oeste (Liesjho) e acompanhados por integrantes, simpatizantes, presidentes e carnavalescos das três escolas de samba. O Rei Momo Luiz Girão e a rainha Jenifer Nascimento também marcaram presença.

 

Nem a chuva atrapalhou a festa das centenas de pessoas que compareceram para conhecer a campeã do Carnaval 2013. Antes da abertura dos envelopes com as notas, a Liesjho entregou um troféu de participação para a Escola de Samba Acadêmicos do Grande Vale, que neste ano fez o seu primeiro desfile na Avenida XV de Novembro, como convidada da Liga. A nova agremiação foi aplaudida.

 

No seu pronunciamento, o presidente da Liesjho, Felipe D’Agostini, agradeceu a todos os que apoiaram o evento. O reconhecimento se estendeu as escolas de samba, que dedicaram meses de trabalho ao evento grandioso. “Foram dois desfiles maravilhosos. Só temos que parabenizar as agremiações e a todos os envolvidos. Mais uma vez, os objetivos foram atingidos”, enfatizou.

 

OS JURADOS

O grupo de jurados do Carnaval 2013 contou com 24 integrantes do Rio de Janeiro. Eles julgaram o desfile de sábado (9) nos seguintes quesitos: alegorias e adereços; bateria; comissão de frente; enredo; fantasias; harmonia e evolução; mestre-sala e porta-bandeira; e samba-enredo. As notas poderiam ser atribuídas de 9 a 10, com variação de décimos.

 

Os jurados foram divididos em três cabines ao longo da Avenida XV de Novembro, sendo que os oito quesitos foram avaliados em todas as cabines. De acordo com diretor Técnico da Liesjho, César Junqueira de Carvalho, o julgamento foi tranqüilo, sem imprevistos. Ele lembra que o grupo de julgadores foi coordenado pelos cariocas Bruno Filippo e Márcio Cardoso Christ.

 

O DESFILE DA ALIANÇA

Captura de tela 2013-02-13 às 10.09.38

No sábado (9) e na segunda-feira (11), a Aliança foi a terceira escola a desfilar. A verde e branco desvendou os mistérios do número sete, que, no mundo real ou imaginário, na vida pessoal e social, aparece em destaque em diversas situações históricas, científicas, religiosas e curiosas. Nesse mundo de magia, a verde e branco fantasiou o dia-a-dia e fez do “sete” o carnaval da alegria.

 

O luxo, que já é tradicional, voltou a predominar nas 17 alas e cinco alegorias. O brilho e a criatividade, além de grandiosas esculturas, também chamaram a atenção, assim como a bela comissão de frente, que misturou teatro e dança. Linda, a escola abusou do verde. Com 1.300 integrantes, a Aliança provou que estava na briga pelo seu nono título de campeã no Carnaval de Joaçaba.

 

Thainara Latenik, Miss Santa Catarina World 2013 e Rainha da Aliança.

Thainara Latenik, Miss Santa Catarina World 2013 e Rainha da Aliança.

About these ads

Sobre Ernesto Antonini

Leonino convicto, publicitário, estudou entretenimento na UCLA, trabalhou no Oscar e morou em Hollywood. É produtor de eventos, de casting, apresentador de TV e colunista social. www.ernestoantonini.com.br
Esse post foi publicado em Notícias e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s